Menu

Grande espetáculo na 1ª. etapa do Circuito Nacional de SUP Race

Realizou-se no dia 22 de maio, a primeira etapa do Circuito Nacional de SUP Race Técnico na Praia Internacional do Porto e na Praia de Matosinhos, inserida no Log Surf Fest, um evento da Porto & Matosinhos Wave Series 2016.

Porto & Matosinhos Wave Series 2016 – LOG Surf Fest (Resumo 1) from Licence to Create on Vimeo.

Com um formato em M, com rondagens em mar e bandeiras em terra, e uma distância de 5,8 km na classe Pro (12’6 e 14’0) e 3,2 km na classe amadora, os atletas encontraram ondas de meio metro e condições com upwind, sidewind e downwind, num exemplo perfeito do que é o beach race.

Na classe 12’6 Pro Masculino o vencedor foi Filipe Meira (44m 35s), seguido de Ruben Afonso (2.º) e Ricardo Rodrigues (3º.).

Na classe 12’6 Pro Feminina a vencedora foi Ângela Fernandes (53m 29s), seguida de Marta As (2ª.) e Anabela Prioste (3.ª).

Na classe 14’0 o vencedor foi Rui Meira (47m 13s), seguido de Rui Pedro Meira (2.º) e Nuno Sousa (3.º).

Na classe Amadora Luís Oliveira (24m 17s) foi o vencedor, seguido de Miguel Maia (2º.) e Diogo Alves (3º.).

Nos Sprints, que este ano não contam para o circuito nacional, os vencedores foram novamente Filipe Meira (12’6 Pro) e Luís Oliveira (Amador).

“Estou muito contente com o primeiro lugar, visto que treinei no inverno todo. É um incentivo psicológico para mim”, afirmou Filipa Meira. “Tivemos aqui condições brutais para a prática do Paddle, sobretudo para Race Técnico. Com umas ondas pequenas que facilitaram a entrada e alguns bons momentos de surf para todos os participantes.”

Porto & Matosinhos Wave Series 2016 – LOG Surf Fest (Resumo 2) from Licence to Create on Vimeo.

No dia 21, teve lugar também uma prova de SUP Wave Open, que contou com ondas de meio metro e com vários participantes, que deram um bom espetáculo a quem passava na praia ou tinha um primeiro contacto com a modalidade. O grande vencedor foi o atleta Ângelo Bernardo, de Moledo, que derrotou na final o líder do circuito nacional de SUP Wave, Simão Manuel (2.º), e os locais Alexandre Tavares (3.º) e Nuno Sousa (4.º).

A prova decorreu em paralelo com a segunda etapa do circuito nacional de longboard, com João Dantas a vencer na classe Open e João Gama na Sub-18.

O Log Surf Fest 2016 foi organizado pela Onda Pura Produção de Eventos em colaboração com a Câmara Municipal do Porto e Matosinhos, contando com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Onda do Norte.

O Junior Cup, prova de eleição do campeão nacional da categoria Júnior de surf é o próximo evento integrado no cartaz Porto & Matosinhos Wave Series 2016 que se realiza nos dias 15 e 16 de outubro.

Videos:

https://vimeo.com/168528120

https://vimeo.com/168421232

About the Author

Mathieu Astier

Mathieu is the hyper-active founder of TotalSUP and a multilingual online marketing veteran with more than 20 years of experience working for top international internet companies. His love-at-first-sight for Stand Up Paddling in 2013 led him to build one of the leading online media dedicated to SUP in English and French and to turn his family lifestyle towards the ocean.

To follow Mathieu: